terça-feira, 11 de setembro de 2012

Reciclando as ideias na Escola

O filme "Uma Noite no Museu" serviu de inspiração para um grande projeto, onde os ingredientes principais eram materiais reciclados e muita imaginação, misturado por muitas mãos.
O resultado foi muita alegria e um crescimento surpreendente.
Envolvi-me tanto com o projeto, com as brincadeiras e com a evolução que essa dinâmica - em conjunto com outras - provocou no meu filho e em algumas outras crianças conhecidas, que surgiu a ideia inicial do blog, com o intuito de incentivar o envolvimento dos pais nas atividades mais corriqueiras da vida das crianças, seja na escola, em casa ou em qualquer lugar. 
Essa participação dá um toque especial na vida!

Feira de Ciências - 2011

Crianças são uma caixinha de surpresas. 
E quantas surpresas elas nos fazem!!!
Quase todo dia me vejo maravilhada com o crescimento do meu filho, mas no ano passado vivi uma das melhores experiências da minha vida!
 Estava com um bom tempo disponível para dedicar à educação do meu rapazinho, na época em que a escola solicitou um trabalho complementar para o projeto do bimestre. Um dinossauro a ser executado em casa pela família.
Ficamos empolgadíssimos!!!
Ele juntou material, ajudou a montar o esqueleto, mas lá pelo meio olhava desconfiado para a jeringonça e não aceitava tirar foto com ele... Quando viu o bichinho montado e cheio de papel higiênico, colado por cima do jornal... xiiiiiiii... Murchou e estava decidido a dizer na escola que não havia feito nada para o projeto!


Ah! Mas depois que pintamos o "bichinho" a conversa já mudou.
E o querido dinossauro se transformou em motivo de orgulho!


A história não parou por aí. Algumas professoras, super criativas e maravilhosas, tiveram a ideia de contar a "História da Evolução do Homem" usando o mesmo material. Lixo, papel, tinta guache, cola e um tanto a mais de criatividade para ampliar os horizontes.
"Uma Noite no Museu" 
transformou-se em um grande projeto, onde o ingrediente principal era a imaginação.
E assim os trabalhos começaram! 
Sendo que euzinha tive a maravilhosa oportunidade de vivenciar tudinho! Foi mágico!!!  Ééé!!! Bem, vou tentar passar pelo menos um pouquinho dessa magia para vocês. 
Esses aqui são apenas alguns dos pequenos escultores dessa turminha.
A bagunça foi enorme, a construção do dino foi uma diversão só. Mas a construção das ideias, da personalidade, da imaginação... perdi a noção de tamanho, proporção etc.
Não sei quanto às outras mães, mas eu fiquei maravilhada, melhor dizendo, deslumbrada com o resultado!!!

 
Após a arrecadação de lixo reciclável pelas crianças, começamos a montar o Rex.

 
Ninguém tinha ideia do que poderíamos fazer com essa montanha de coisa. Mas a empolgação da professora Guilena Farias - acima - foi o combustível necessário para a imaginação ganhar força! 

Depois de muitas conversas e muitas brincadeiras o dino foi tomando forma.


Mas, ainda precisava de uns "pequenos" detalhes... Do tipo, "como executar um dinossauro que fosse grande, firme e leve"! 
Grande o suficiente para chamar a atenção das crianças; Mas, ao mesmo tempo, leve para ser deslocado e firme para não se desmanchar no meio do caminho. 
Em pouco tempo a solução apareceu e a escola concordou! 
O dino ia ficar apoiado em uma cadeira e o rabo ganharia forma com a ajuda de um espaguete - daqueles usados em piscina!!! Ideia perfeita! Mais uma ideia da Guilena!!!

Embora nem todos acreditassem - e até eu estava duvidando do resultado -, essa pessoa e professora maravilhosa não desanimava um só instante!!!
Ela não apenas teve ideias maravilhosas sobre o dino, como era a animação de cada dia! 
Impossível não aprender com uma professora dessas!
E com um pouco a mais de esforço e horas extras 
as coisa foram evoluindo... ganhando forma...

E o resutado!!! Tcham!!!

Enquanto isso, na sala ao lado... 
pequenos escultores davam forma a um dos nossos ancestrais... 
Pela foto já dá para imaginar...

 
 

Tudo isso fruto da criatividade de uma outra professora -
Aline Régis - acima. 
Aquele tipo de professora que nos ensina docemente que as ideias e os ideais podem se tornar realidade! Só basta acreditar... e trabalhar!!!
Quando ela me falou em fazer o homem das cavernas, imaginei cavernas com sombras e desenhos, mas não acreditei que uma escultura de papel fosse funcionar. E disse isso a ela!
Pois é... ela acreditou e foi até o fim!!! Vocês irão ver o resultado dessa persistência já já!

Bem... Vamos dar uma olhadinha na Feira de Ciências que essas e tantas outras professoras conseguiram fazer ao somar todos os esforços com a ajuda das crianças e com uma ajudinha dos pais.  

Uma entrada bem representada:
Achei a sequência de animais perfeita! Não assustava os pequenos.

Vejam só a engenheira da caverna e escultora do seu habitante
 
 E nós aqui, curtindo "Uma Noite no Museu". O meu pequeno escultor e explorador? Agora é representante e apresentador do museu!

Essa é a panorâmica da Exposição dos Dinossauros. Somente o Rex, que estava na latera direita, não coube. Mas vocês irão já vê-lo.
 
E aí estão dois dos mais novos representantes da era Jurássica!

E o Dino fez sucesso com a meninada!!!
Não exagero quando digo que para o nosso rapaz foi um despertar! O seu comportamento se transformou e, de repente, o garotinho tímido começou dar aula sobre dinossauros, era jurássica etc!!!
Bem... e se foi bom assim para ele, nem precisaria dizer que para nós, foi mais que surpreendente! Foi emocionante!
Só posso ser apaixonada por esses eventos!!!
Tanto que já estou preparando a postagem da Feira de Ciências de 2012. Outra maravilha!
Mas, por enquanto, vamos encerrar a postagem com um pouco mais de "Uma noite no Museu"
 
 
 
  

Um grande abraço!!!

2 comentários:

  1. Não tenho palavras para mensura tamanha alegria em ter participado desse projeto e principalmente da vida do meu aluno Gustavo e de conviver com você Carol. Agradeço de todo coração todo o carinho e amizade que construímos em nossa convivência. Suas palavras me motivam a continuar essa caminhada tão bela que é EDUCAR. Poder contribuir com o desenvolvimento dos meus alunos e vê-los crescendo e construindo os seus próprios conhecimentos me faz muito feliz !!!!! Obrigada por todo carinho que me foi dado....Vocês moram no meu coração. Um grande beijo , tia Guilena farias

    ResponderExcluir
  2. Guilena!!! Que maravilha lhe "ver" por aqui! Que saudade de você!!!

    Sinto muito a sua falta e do pessoal da escola. E sinto orgulho de lhe dizer que esse período que passamos juntos faz diferença até hoje! Você não tem ideia das transformações que ajudou a construir nas nossas vidas - individualmente - e na nossa vida em família. Vivemos e aprendemos tanto com você! (E com toda a equipe da escola também - rsrsrs - tenho que ser justa. Tanta gente maravilhosa!)

    Cada projeto que a escola promovia fazia renascer um novo Gustavo. Mas esse último, então... Parecia que ele estava acordando para um novo mundo! E de uma forma tão mágica! Mas não foi só o Gustavo que renasceu... por incrível que pareça, participar desse projeto me deu uma nova visão do mundo... mexeu com tudo! Confesse que até hoje não sei explicar o por quê disso!

    E hoje... Acompanhar o resultado do terreno que você ajudou a preparar como educadora completa e maravilhosa que é... não tem preço!

    Enfim, tenho que confessar que encontrar você por aqui me motiva a continuar escrevendo!
    Mil beijos!!!

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui o seu pensamento:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...